Coordenado pelo Porto de Antuérpia, um consórcio internacional receberá uma subvenção de 25 milhões de euros do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal European Horizon 2020 programme). O consórcio PIONEERS que representa os principais portos, operadores de terminais e transportes, transportadores, institutos de conhecimento, criadores de tecnologia,
inovadores e entidades públicas, apresentará soluções concretas para reduzir as emissões de GEE nos portos, salvaguardando simultaneamente a sua competitividade. O projeto tem um horizonte temporal de 5 anos a partir do final de 2021.
PIONEERS é um projeto altamente ambicioso, repensando todos os aspetos das operações portuárias, que vão desde operações em terminais, acordos de concessão, mobilidade, conectividade, combustíveis até modelos de cooperação e produção, armazenamento e utilização de energia. O consórcio PIONEERS convenceu os avaliadores com uma variedade de 19 ambiciosos projetos demonstradores no campo da produção e fornecimento de energia limpa, design portuário sustentável, transferência modal e otimização de fluxos, e transformação digital.
O papel de Magellan passará pela criação de uma forte comunidade em torno desta ambiciosa ação e facilitará a cooperação cruzada entre stakeholders locais e internacionais. Assegurará também uma transferência de conhecimento através da criação de formações à medida de cada projeto demonstrador.